Inteligência Artificial continua um dos assuntos mais relevantes da atualidade. Quer seja na ciência ou na ficção científica, o surgimento de robôs e máquinas capazes de decisões próprias encanta e assombra a humanidade. Agora imagine uma IA capaz de prever o futuro. Não estamos falando de um filme do Steven Spielberg ou James Cameron, mas de algo real.

Criada por cientistas da Universidade de Bonn, na Alemanha, a máquina capaz de aprender através de algorítimo consegue prever a duração das ações de seres humanos, assim como o que acontecerá depois. Com precisão de até 40%, a IA é capaz de prever o que acontecerá nos próximos minutos, caindo para 15% quando a previsão extrapola 3 minutos no futuro.

Para tal feito os cientistas mostraram vídeos de seres humanos realizando diversas atividades, com diferentes resultados, para a IA. Em específico, vídeos de humanos fazendo saladas.

Foram exibidos 40 vídeos de humanos preparando saladas com cerca de 6 minutos cada contendo, aproximadamente, 20 ações. As variáveis alternavam conforme cada humano fazia a salada e os ingredientes usados, assim como a quantidade. A IA assistiu um total de 4 horas de conteúdo com o objetivo da antecipação da próxima ação após determinada etapa da preparação da salada e quanto tempo cada indivíduo levou em cada fase do preparo.

Dr. Jürgen Gall explicou em uma declaração que após assistir os vídeos, a IA foi testada para  verificar o processo de aprendizado. “Para isso, nós confrontamos o software com vídeos que ele não havia assistido antes”. Então a Inteligência Artificial assistiu apenas 20 a 30% de vídeos com humanos preparando saladas que não haviam sido assistidos antes. Após, foi perguntado a respeito do que aconteceria no restante do vídeo. O sucesso mensurava apenas se a IA acertasse a ação e a duração da próxima atividade.

Segundo Dr. Gall: “A precisão foi superior a 40 por cento para períodos curtos de previsão, mas depois caiu quanto mais o algoritmo tinha de olhar para o futuro” Mas exatamente qual será a utilidade desta previsão? Bom, nada relacionado a antecipação de crimes, por enquanto.

O projeto que será apresentado na Conferência de Reconhecimento de Computador e Padrão servirá para antecipar, por exemplo, quando um forno deverá entrar em pré-aquecimento antes do trabalho de um chef de cozinha e até mesmo quanto tempo o robô aspirador de pó deverá permanecer em um ambiente, esperando que você vá para outro, para iniciar suas atividades.

Sensacional, não acha? Comente!