BitTorrent Inc. é uma empresa de tecnologia de Internet sediada em São Francisco e foi adquirida por Justin Sun, dono da startup Tron, pelo valor de 140 milhões de dólares em dinheiro. Para se ter uma ideia do valor e da grandeza da BitTorrent Inc., mais de 170 milhões de pessoas usam seus produtos todos os meses e seus protocolos movimentam até 40% do tráfego mundial da Internet diariamente.

BitTorrent é um sistema que permite o compartilhamento de praticamente qualquer arquivo através da internet, sendo utilizado principalmente por seus usuários para a distribuição de vídeos, músicas, softwares e outros. O sistema foi criado pelo desenvolvedor norte-americano Bram Cohen em 2001 e atualmente é uma das maiores arquiteturas descentralizadas na web.

Tron startup de criptomoedas

Empresa Tron

Seu funcionamento é simples, uma pessoa faz o download de um arquivo de música, por exemplo, e aquele pedaço que baixou já pode estar em upload para outra, automaticamente, através do programa BitTorrent instalado na máquina, e assim por diante. O BitTorrent é muito seguro, pois compartilha apenas o arquivo que você estiver baixando ou já baixou e não há um repositório central para hackear, assim fica bem difícil um invasor utilizar o compartilhamento para acessar indevidamente um computador.

A grande dificuldade para a venda é que os possíveis compradores “pulavam fora na hora h”, alegando que o protocolo do sistema estaria indiretamente ligado a práticas de pirataria, além do sistema de monetização do uTorrent que, por sua vez, funciona por meio de anúncios de parceiras, sendo que alguns deles contém conteúdos maliciosos.

BitTorrent pro demonstração

Um dos grandes motivos para concretizar a venda da empresa foi pelo dinheiro mesmo, pois há anos a BitTorrent Inc., estava no vermelho, ela até que tentou se tornar um criadora de conteúdo lançando o BitTorrent Now (plataforma para streaming de áudio e vídeo), mas não decolou. Outro grande motivo é que a empresa Tron disse estar interessada em utilizar a arquitetura peer-to-peer do protocolo e a sua base de usuários para atividades de mineração de criptomoedas.

O que acha desta venda? Comente!