Foi pensando no envelhecimento populacional, que cresce a cada ano no mundo inteiro (no Brasil estima-se que haja mais de 30 milhões de pessoas acima dos 60 anos de idade, segundo pesquisa do IBGE), que a empresa Helite, mais conhecida por ser especializada em equipamentos para motociclistas, lançou um cinto com airbag para proteger idosos em queda. Foram dez anos de pesquisa antes de apresentarem o equipamento.

A apresentação foi na feira mundial de tecnologia 2018, que aconteceu em Las Vegas e funciona da seguinte maneira: dentro do equipamento existem um acelerômetro e um giroscópio, além de dois outros componentes que detectam a mudança brusca de posição e certas alterações na direção. Isso é passado para um software que identifica a queda e ativam as tais bolsas com os airbags.

Alexandre Quarrey, que é um dos gerentes de pesquisa da empresa, cita que escolheram proteger os quadris e o fêmur dos idosos, porque estas são regiões que precisam de uma recuperação de longo prazo e, por vezes, acaba tirando a mobilidade do paciente. Caso estiver interessado, precisará importar o produto ou terá que esperar um pouco, pois não há previsão de quando o produto chegará por aqui ou mesmo seu valor.

Ficou curioso em saber como funciona este airbag para proteger idosos em queda? Então é só conferir o vídeo abaixo!

E tem mais tecnologia:

Outra tecnologia criada para facilitar a vida dos idosos é o The Smart Shoe, um tênis que pode detectar a queda do usuário e informar o ocorrido para familiares pelo celular.

airbag para proteger idosos em queda

Além dele, temos a cadeira de rodas Whill, que possibilita ao idoso passar em locais estreitos e andar nos mais diferentes terrenos.

Interessante, não acha? Comente!