O YouTube é sem dúvida uma das plataformas mais populares de compartilhamento de vídeos da atualidade. A plataforma foi criada por três ex-funcionários do PayPal (Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim), em 14 de fevereiro de 2005, com sede em San Mateo, Califórnia, EUA. No ano seguinte a Google apostou na febre dos vídeos online, comprando o site em novembro de 2006 por 1,65 bilhões de dólares.

Recentemente o YouTube alcançou a marca de 1,9 bilhões de usuários mensais e acrescentou 3 novas funcionalidades na plataforma para os criadores de conteúdo ganharem um pouco mais de dinheiro com os streaming de vídeos e também para interagirem mais com os fãs.

Fique agora com as 3 novidades:

1. Channel Membership – é um novo tipo de assinatura mensal com valor de 4,99 dólares, semelhante ao “Patreon”, para canais com mais de 100 mil inscritos. Assim os fãs podem obter distintivos exclusivos (badges), novos emojis, postagens na guia “Comunidade” e acesso a vantagens personalizadas exclusivas oferecidas pelos criadores de conteúdo, como transmissões ao vivo exclusivas, vídeos extras ou mensagens de agradecimento;

Channel Membership foto divulgação

2. Merchandise – trata-se de uma prateleira virtual para que os YouTubers possam vender seus produtos, já imaginou? Uma loja virtual dentro do YouTube. Os criadores podem escolher entre mais de 20 itens de mercadorias para personalizar e já esta disponível para todos os canais qualificados nos EUA, com mais de 10 mil inscritos;

3. Introducing Premieres – este recurso permite que os criadores exibam vídeos pré-gravados em uma transmissão ao vivo a partir de uma página de destino pública, onde há um “Super Chat” para interagir com os fãs. Segundo o Google: “É como se toda a comunidade de um criador estivesse em um único teatro assistindo ao último upload deles”.

Interaja, dê sua opinião abaixo!