Eu sou um gamer “antigo”, meu primeiro console, um Super Nintendo fat, tinha apenas um pré-requisito: uma fita boa para jogar, com a ocasional assoprada no cartucho (uma prática que hoje é repudiada) e mais nada. Após começar a jogar, a meta era apenas uma, finalizar o jogo. Hoje em dia tudo é um pouco mais complexo, já que existem as conquistas e uma lista de ‘afazeres’ para que você consiga desbloquear estes “prêmios’.

Na verdade, estes prêmios são mais uma “batida no ombro” moral que cada jogador recebe após determinada atividade. “Pule 200 vezes em uma partida” ou “Mate 2000 inimigos” são algumas das ações requeridas antes de você receber uma conquista. Depois de recebida, você poderá compartilhar o feito nas suas redes sociais ou comparar com a lista de jogos de um amigo.

Mas, para controlar essas conquistas você precisa, literalmente, montar uma lista e seguir a risca cada item, para que só então o seu jogo seja considerado como “concluído” pelo sistema operacional do console.

Bom, eu poderia listar aqui exatamente todos os prós e contras para cada abordagem e o simples fato de que alguns jogadores simplesmente não se preocupam com as conquistas, valorizando mais a experiência narrativa do jogo e sua proposta, mas este texto não é exatamente para essa discussão. A ideia aqui é apresentar o aplicativo do TrueAchievements.

TrueAchievements começou como um site designado para controlar o desempenho de cada jogador através de sua coleção de jogos executados. Nele é possível ver quantas conquistas estão disponíveis, quantas você já conquistou e a quantidade que ainda falta para “bater” o jogo.

Para tal basta criar um usuário, conectá-lo a sua gamertag (o seu nome de jogador) e fazer o controle. E é uma ferramenta bem útil, especialmente para quem gosta de gráficos e comparativos. Com o TrueAchievements você consegue não apenas visualizar as conquistas de um jogo como Mass Effect Andromeda, por exemplo, mas também horas jogadas e os desafios.

E para facilitar sua vida, o TrueAchievements disponibilizou um aplicativo para o Xbox One, que te permite visualizar até seis dos seus jogos mais recentes, o feed do seu amigo, além de vários status da sua trajetória, como o número de conquistas desbloqueadas e sua pontuação.

Lista de Jogos

Assim como visualizar os últimos seis games jogados, o aplicativo dará a opção de acompanhar todos os games de sua biblioteca, assim como um pequeno sumário do seu avanço.

Solução de Conquistas

Para quem ficar preso em determinada missão e precisar de ajuda, o aplicativo conta com uma sessão de solução para as conquistas, com dicas de outros jogadores para desbloquear o tão sonhado selo de conclusão.

Desempenho

Quem não ama uma planilha? Bom, no aplicativo do TrueAchievements será possível acompanhar, direto da tela do console, um resumo com suas estatísticas.

TrueAchievements, o aplicativo, está disponível para o Xbox One. Para os donos de PlayStation, existe a versão TrueTrophies, que te permite gerar as mesmas informações postadas acima. Infelizmente ainda não temos uma notícia quanto ao aplicativo equivalente para a Sony.

Você já utiliza um sistema assim? Comente!