Já faz um tempo que a Microsoft vem prometendo suporte para mouse e teclado no Xbox One, mas aparentemente a espera está quase acabando. Rumores indicam que a empresa fez uma parceria com a Razer para permitir que sua linha Chroma RGB seja suportada em jogos do Xbox One.

O Chroma permite que os jogadores tenham uma variedade de cores iluminadas em um teclado, e também é útil para detectar cooldowns de habilidade em jogos como o Overwatch e outros. O Windows Central relata que a Microsoft começou a informar os desenvolvedores sobre o suporte no início deste ano.

Fontes familiarizadas com os planos da Microsoft apontaram que a gigante e a Razer já até apresentaram seus planos, no Xfest, evento para desenvolvedores de games. O plano é que a Razer permita que os desenvolvedores tenham acesso ao API para que o Chroma seja incorporado aos games. Caso dê certo, os usuários do Xbox One poderão fazer uso deste recurso no final deste ano, aparentemente na atualização de inverno do Xbox (que acontece em meados de novembro/dezembro).

Claro que o uso destes recursos será limitado pela própria desenvolvedora dos jogos, assim como a restrição de mouse e teclado para determinados títulos. Alguns, por exemplo, poderão não permitir o uso destes periféricos, especialmente se a desenvolvedora acreditar que eles irão garantir uma vantagem para gamers e retirar o balanço da competitividade.