Do site que você está fazendo o cadastro até aquela reportagem que aparece todo ano na televisão, avisos quanto ‘a segurança de senhas’ estão espalhados pela internet e fora dela, basta abrir os olhos para ver. Infelizmente, as pessoas continuam adotando senhas cada vez mais fáceis de adivinhar.

A Universidade de Tecnologia da Virgínia e a firma de segurança Dashlane analisaram cerca de 61 milhões de senhas de fóruns online e arquivos. Após análise, eles compilaram uma lista com os termos mais usados, assim como as práticas adotadas pelas pessoas para a mudança de suas senhas de um site para o outro (quando mudam).

De acordo com o relatório final, foi concluído que as pessoas continuam utilizando senhas perigosas, apesar dos avisos existentes e também das indicações feitas pelas próprias diretivas de segurança de alguns espaços online. Por exemplo, alguns portais demandam que os seus usuários escolham, além de letras, números e até caracteres especiais para os passwords.

O problema é que mesmo quando a senha precisa ser mais complexa, as pessoas simplesmente optam por “caminhar” pelo teclado com escolhas simples e pouco espalhadas.

Segundo Dr. Wang, um dos líderes da pesquisa: “Esse perigo foi amplificado pelas enormes violações de dados que deram aos atacantes ferramentas mais eficazes para adivinhar e hackear senhas.”

Password walker é o nome dado aos usuários que apenas caminham pela sequência de caracteres do teclado para compor os 8 digitos da senha.

O resultado para estes ‘passadores’ de senhas até pode parecer complexo, mas terminam sendo de fácil descoberta, especialmente para programas que tentam adivinhar sua senha através das escolhas mais comuns.

  1. 1q2w3e4r
  2. 1qaz2wsx
  3. 1qazxsw2
  4. zaq12wsx
  5. !qaz2wsx
  6. 1qaz@wsx1q2w3e4r
  7. 1qaz2wsx
  8. 1qazxsw2
  9. zaq12wsx
  10. !qaz2wsx

“Essas senhas são todas compostas de chaves no lado esquerdo dos teclados padrão. Isso significa que os usuários podem simplesmente usar o dedo mindinho ou anelar na mão esquerda para digitar a senha inteira”, disse Dashlane. “Por mais conveniente que seja, economizar alguns segundos não vale a perda de dados financeiros e / ou pessoais críticos devido a uma invasão de conta.”

Outro erro comum é o uso do nomes fáceis como desenhos animados, bandas, filmes e personagens da cultura pop.

As 10 senhas de cultura pop mais frequentes

  1. superman
  2. pokemon
  3. slipknot
  4. starwars
  5. metallica
  6. nirvana
  7. blink182
  8. spiderman
  9. greenday
  10. rockstar 

Algumas pessoas preferem, no lugar de nomes da cultura pop, o uso de sentimentos relacionados a amor e ódio. Está apaixonado (a)? Que tal colocar a senha com amor? É, talvez não.

As 10 senhas relacionadas a amor / ódio mais frequentes*

1. euteamo
2. fodase
3. babaca
4. vaisefoder
5. eumeamo
6. lindo
7. bonito
8. euteodeio
9. besteira
10. amoramor

*como a pesquisa foi realizada em inglês, os nomes desta categoria foram traduzidos.

E por último, também temos as pessoas que escolhem simplesmente colocar na senha o nome do site ou rede social que está se cadastrando, assim como qualquer marca famosa. Criou uma conta nova no Linkedin  e escolheu como senha, Linkedin? Melhor não.

As 10 senhas mais frequentes relacionadas à marca foram

1. myspace * sofreu uma grande violação em 2016
2. mustang
3. O linkedin * sofreu uma grande quebra em 2016
4. ferrari
5. playboy
6. mercedes
7. cocacola
8. snickers
9. corveta
10. skittles

Encontrou sua senha acima ou segue alguma “regra” explicada como erro na hora de definir seu password? Chegou a hora de mudar.