Se você é fã do Universo Marvel, de The Walking Dead, Game of Thrones ou qualquer outro produto da cultura pop, já deve ter tido o desprazer de tomar um spoiler daqueles pesados bem na sua cara, estou certo? Eu mesmo passei por isso com Os Vingadores: Guerra Infinita e não foi nada legal. Pensando nisso, o Facebook testa a função contra spoiler… e nós agradecemos!

A nova aplicação tem o nome de “Keyword Snooze” e tem como conceito bloquear conteúdos com palavras-chave baseadas em um determinado filme, seriado, programa e etc. Ao determinar isso, os parâmetros do Facebook entenderão que tais publicações deverão ser apagadas da timeline daquele usuário. Isso valerá por um período de 30 dias, tanto para outros usuários, como para páginas ou grupos.

Facebook testa a função contra spoiler
Layout do Keyword Snooze

Jonathan Pádua, sommelier de cervejas e usuário da rede social, acha que “será uma funcionalidade bem legal, porque parece que virou moda. A pessoa assiste um conteúdo no domingo e na segunda lança um spoiler, parece sentir prazer em fazer isso. Tem gente que não liga muito em saber o final de um filme, por exemplo, mas eu ligo”.

A função encontra-se em fase de testes, mas funcionará da seguinte maneira:

  • Haverá um menu, na parte superior direita de cada postagem. Para evitar os indesejáveis spoilers, você deverá ir até alguém que tenha utilizado a tal palavra chave, então selecionar “Colocar palavras-chave deste post em modo Soneca por 30 dias” e escolher um nome. Pronto, estará feito!

O Facebook trabalha também em outra função que determinaria essas tags, antes mesmo dos programas serem lançados, por exemplo. Antes de Stranger Things sair, o usuário já adicionaria a palavra para não ter a ingrata surpresa de tomar o spoiler. Além de uma lista de palavras-chave recorrentes como opção.

E você, o que acha da ferramenta? Irá utilizar? Comente conosco!