O CIMON (Crew Interactive Mobile Companion, ou companheiro interativo móvel da tripulação, em português) é um sistema de assistência móvel e autônomo programado para ajudar os astronautas em suas tarefas diárias na ISS. CIMON é o primeiro robô com inteligência artificial a ir para o espaço em uma missão da ISS (Estação Espacial Internacional). O robô é um experimento supervisionado pela Administração Espacial no Centro Aeroespacial Alemão em cooperação com a Airbus. A tecnologia baseada em Inteligência artificial tem a ver com compreensão, raciocínio e aprendizado constantes, de modo que o CIMON é projetado para ajudar e criar uma sensação de conversar com um companheiro de equipe.

CIMON partiu do Cabo Canaveral, na Flórida a bordo do Falcon 9, da SpaceX, em direção à Estação Espacial Internacional, nesta semana (sexta-feira, dia 29) e seu lançamento foi um sucesso. Ele deixou com êxito a cápsula espacial, Dragon, em órbita, que deve chegar a ISS na segunda-feira dia 2. A bordo do Falcon 9 também vai chegar à ISS uma pesquisa em biologia celular e também um instrumento chamado “ECOSTRESS”, que fornecerá uma nova medição baseada no espaço de como as plantas respondem a mudanças na disponibilidade de água.

Christian Karrasch e Till Eisenberg

Christian Karrasch (líder do projeto no Centro Aeroespacial Alemão) e Till Eisenberg (líder do projeto da Airbus)

“If you go out to the Moon or to Mars, so you cannot take all mankind and engineers with you, so the astronauts, they will be on their own,” said Christian Karrasch, project lead at the German Aerospace Center. “But with an artificial intelligence, you have instantly all the knowledge of mankind.”

Traduzindo: “Se você sair para a Lua ou para Marte, você não pode levar toda a humanidade e engenheiros com você, então os astronautas ficarão sozinhos”, disse Christian Karrasch, líder do projeto no Centro Aeroespacial Alemão. “Mas com uma inteligência artificial, você tem instantaneamente todo o conhecimento da humanidade.”

Quer mais assunto como este? Expresse-se abaixo!