Já faz alguns bons anos que o Google domina o mercado de sistemas operacionais para celulares com o Android, porém a empresa é inteligente o suficiente para também investir em outros OS. De olho em celulares menos potentes e muito mais baratos, a empresa investiu recentemente US$ 22 milhões no KaiOS.

O KaiOS foi lançado em 2017 com base no código do Firefox OS, sistema que já deixou de existir há algum tempo. Vale lembrar que o KaiOS atualmente está presente em celulares de entrada como o novo Nokia 8110, além da Nokia, outras fabricantes como Micromax e TCL usam o sistema em seus aparelhos de entrada.

O KaiOS não é exatamente um concorrente direto para o Android, pois ele é muito mais simples do que o sistema do Google. Aparelhos com o KaiOS contam com funções bem básicas como GPS, 4G e Wi-Fi, além disso alguns aplicativos estão disponíveis como Facebook e Twitter.

“Esse investimento nos ajudará a acelerar o desenvolvimento e a distribuição global de celulares de entrada com o KaiOS”, disse Sebastien Codeville, CEO da KaiOS Technologies.

A KaiOS Technologies informou que trabalhará em conjunto com o Google para oferecer no KaiOS serviços como Google Search, YouTube, Maps e também o Google Assistente. Apesar de bastante simples, o sistema operacional já está presente em mais de 40 milhões de celulares ao redor do mundo, justificando assim o investimento realizado pela empresa de buscador mais usado atualmente.

Com a nova aquisição, o Google poderá finalmente levar seus serviços e aplicativos para além dos usuários de Android, o que é muito bom tanto para a empresa, como para os usuários.

Não esqueça de participar deixando seu comentário logo abaixo!