3Doodler é a primeira caneta de impressão 3D do mundo, criada pela empresa de tecnologia WobbleWorks. Para desenhar a caneta utiliza plástico ABS (um material derivado do petróleo usado pelas impressoras 3D). A 3Doodler é capaz desenhar no ar ou praticamente em qualquer superfície, é compacta e fácil de usar, para funcionar ela não necessita de algum software, nem de computadores. Seu funcionamento é simples, basta conectá-la a uma tomada elétrica para começar a desenhar qualquer coisa em minutos.

Conforme você vai desenhando com a caneta 3Doodler, ela expele o plástico aquecido, que rapidamente resfria e solidifica em uma estrutura estável e forte, sendo possível criar uma variedade de objetos 3D (capas de celulares, bijuterias, bonecos de LEGO e muito mais), assim como as impressoras 3D fazem, só que de forma manual.

Confira o vídeo para ter uma ideia real do seu funcionamento:

São 3 passos para começar:

1. Ligue-a, espere acender a luz e defina a temperatura;
2. Insira o fio de plástico na 3Doodler;
3. Pressione o botão do modo rápido ou lento para iniciar a obra de arte.

Vale ressaltar que o primeiro modelo da caneta 3Doodler, foi originalmente comercializado em 2013, através da kickstarter, que é uma plataforma de financiamento coletivo (crowdfunding). Para se ter uma ideia, a marca na época conseguiu 26.457 mil apoiadores, atingindo um valor exorbitante de 2.344.134 milhões de dólares.

3Doodler exemplo imagem

Atualmente no Site Oficial, existem 3 modelos:

3Doodler create+ é o produto da quinta geração da empresa, após o primeiro 3Doodler. Este modelo de caneta 3D foi lançada recentemente ao mercado, mais precisamente, em 5 de junho de 2018. A Create+ foi reprojetada para oferecer uma experiência de desenho ultra-suave e aprimorada. As melhorias incluem maior controle em velocidades rápidas ou baixas para diferentes técnicas de trabalho, agora vem com diferentes tipos de plástico, maior durabilidade e novas cores de caneta monocromática;

3Doodler start é indicada para as crianças darem os primeiros passos. A caneta utiliza baixas temperaturas e material não tóxico, de acordo com seus fabricantes é perfeita para o aprendizado STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática);

3Doodler PRO é recomendada para um uso mais profissional. A caneta é capaz de atender as demandas de profissionais como: arquitetos, engenheiros, designers, artistas e muitos outros.

É apaixonado por produtos tecnológicos como nós? Deixe uma resposta!