Desde que foi lançado o primeiro jogo de Pokémon, a troca sempre figurou como maior desejo e melhor ferramenta da franquia. Pokémon Go foi lançado e este recurso permaneceu ausente por um bom tempo. Após quase 2 anos do seu lançamento, porém, finalmente tivemos a tão esperada troca de monstrinhos com amigos.

Quer saber mais sobre como funciona a troca? Nós do Muito Geek preparamos um especial dedicado a explicar e sanar possíveis dúvidas. Confira o guia abaixo:

Definição de troca de Pokémon

Em sua forma crua, Pokémon é um jogo de colecionismo. Sim, sua missão é batalhar e conquistar insígnias, mas dentro do que foi proposto para o jogo da Niantic, Pokémon Go, capturar o máximo e mais diversa quantidade de Pokémons é, sem sombra de dúvidas, o principal atrativo.

Com a tarefa de concluir a Pokédex, trocar Pokémons se torna a maneira mais fácil de compartilhar e enriquecer a conexão de amizade entre treinadores.

Como trocar Pokémons em Pokémon Go?

Para ter a opção de troca é necessário ser amigo deste outro jogar, antes. Logo, encontrar parceiros é a primeira etapa que antecede a troca de Pokémon. E essa etapa é a mais simples, basta divulgar seu código de amigo e aceitar a solicitação de amizade de outros jogadores.

 

Só posso trocar com outros amigos registrados?

Sim. Não é possível realizar a troca sem registro prévio.

Basta se conectar a internet para fazer a troca?

Não. É preciso, também, que os jogadores estejam próximos para que o processo de troca inicie.

Qual o procedimento para trocar, uma vez que eu esteja próximo do meu amigo?

Neste momento o jogo irá alertá-lo de que você está próximo de um amigo e que será possível trocar Pokémons com ele. Acesse então a sua Lista de Amigos e escolha a opção de troca. Este procedimento dará inicio ao processo, que inclui escolher o Pokémon que você quer trocar e examinar o que ele irá te mandar em retorno.

E se eu não gostar do Pokémon que meu amigo enviou?

Se você não gostar do Pokémon que está para receber, basta cancelar a troca. Você não perderá seu Pokémon caso opte pelo cancelamento.

E se eu aceitar?

Você verá a tela tradicional de troca, onde o seu Pokémon será visto sendo enviado para o amigo e o dele para você.

Será possível avaliar o status de combate dos Pokémons do meu amigo antes de concordar com a troca?

Dependendo do nível de amizade que você tem com a pessoa com quem você está realizando a troca, as estatísticas são ajustadas para serem mais ou menos do que eram originalmente.

O nível de amizade afeta a troca de alguma forma?

Sim. Alguns Pokémons só podem ser trocados em um nível mais alto de amizade.

Quanto mais alto o seu nível de amizade com alguém, menos é cobrado para participar de uma troca. Cada troca requer uma certa quantidade de stardust, um item de certa maneira raro. Logo, é bom investir na amizade com outros jogadores para minimizar o gasto com stardust, reservando o item para outros prêmios. Já a troca mais básica custa apenas 100 stardust.

Abaixo uma lista para que você faça os cálculos de stardust que serão consumidos, dependendo do seu nível de amizade e claro, os descontos para o grau de afinidade.

  • Bom amigo: 0% de desconto
  • Ótimo Amigo: 20% de desconto
  • Ultra Amigo: 92% de desconto
  • Melhor Amigo: 96% de desconto.

É possível trocar Pokémons lendários?

Sim! Mas trocas legendárias tem restrições porque elas foram desenhadas como trocas especiais. Existem alguns monstrinhos que são classificados como troca especial, apenas:

  • Pokémon que não estão na sua Pokédex, incluindo formas especiais (Pikachu com fantasia, Castform, Unown, forma Alona, shinies)
  • Pokémon Lendário
  • Pokémon Shiny

Para trocar qualquer um destes Pokémons você precisará ser, no mínimo, Ótimo amigo com seu parceiro. Essas trocas também demanda mais stardust do que o habitual. Mas o custo irá abaixar quanto melhor o nível de amizade.

Existe algum Pokémon que não pode ser trocado?

Infelizmente sim, a troca tem restrições. Você não pode trocar Pokémons místicos, que até o momento incluí apenas o Mew; e você não pode trocar nenhum Pokémon que você recebeu em uma troca. Uma vez que tenha sido trocado o Pokémon será seu e de mais ninguém.

Outras observações incluem que: você deverá ser, no mínimo, nível 10 para trocar. O Pokémon que você deseja trocar deve ser revivido. E você tem que ter pelo menos 13 anos para negociar, por razões de segurança.

Perceba os Pokémons acima. Viu os que estão com a barra de vida vazias? Eles não podem ser trocados.

Existem limites de trocas por dia?

Até o momento rumores apontam que o máximo de trocas por dia é 100. Mas acho bem difícil encontrar alguém disposto a exceder este limite.

Existem recompensas para cada troca?

Sim, quando você efetuar a troca será recebido, além do monstrinho, candy após a finalização da transação. A quantidade de “doce” recebido está conectada a distância de onde foi realizada a troca e o local de origem da captura do Pokémon.

Lembrando que os donos do Switch poderão enviar seus Pokémons do Pokémon Go, para o console, mas apenas se pertencerem a primeira geração de monstrinhos.

Ansioso para começar as trocas? Comente!