Os anos 90 entregaram grandes jogos para os consoles, mas não chegaram a surpreender tanto quanto o final da década. Foi em 1998 que os jogos que até hoje rendem assunto e remakes, nasceram. Joias narrativas como Metal Gear Solid e Resident Evil, além de experiências competitivas como a de StarCraft, moldaram o futuro dos games.

Nesta lista enumeramos os maiores jogos de 1998 que completaram e estão completando 20 anos em 2018. Contudo, não consideramos jogos que tenham sido lançados em mercados exclusivos, como os que só deram as caras no Japão, por exemplo.

Preparado para a viagem dentro da nostalgia?

Resident Evil 2 (21 de Janeiro de 1998)

Resident Evil reescreveu o que deveria significar um jogo de Survivor Horror, tanto que até hoje os três primeiros jogos delimitam como a série deveria estar. Tivemos desvios a partir do quarto título, mas com um remake no caminho a importância de Resident Evil 2 é indiscutível.

StarCraft (31 de Março de 1998)

Criado pela Blizzard Entertainment, a mesma de WarCraft, StarCraft pode não ser a joia da coroa da empresa, hoje mais reconhecida pela fantasia de homens, elfos e orcs, mas a aventura de estratégia para computadores ganhou notoriedade durante seu lançamento. Claro, meu favorito continua sendo StarCraft 2, mas sem o primeiro este jamais teria existido. StarCraft também começou a onda de exibições de partidas competitivas como um verdadeiro esporte. Na Coréia do Sul já chegaram a ter 3 canais exibindo apenas partidas do game.

Banjo-Kazooie (29 de Junho de 1998)

Há um tempo a Rare era sinônimo de aclamação e sucesso em consoles. Hoje em dia, apesar de ainda muito respeitada, a empresa quase não tem lançado nada novo. Seu último lançamento foi uma compilação de seus sucessos, e claro, Banjoo Kazoie estava entre eles. Lançado para o Nintendo 64, o game foi responsável por mostrar o poder de processamento 3D do console da Nintendo e vendeu quase 2 milhões de cópias, só nos Estados Unidos.

Tom Clancy’s Rainbow Six (21 de Agosto de 1998)

Inicialmente o jogo começou como uma franquia de livros centralizada no contra terrorista internacional conhecido como Rainbow. Um fato curioso é que o primeiro jogo da franquia foi desenvolvido enquanto o primeiro livro da saga estava sendo escrito, algo bem peculiar. Seu lançamento moldou os futuros atiradores, já que ele demandava maior tempo e uma estratégia de infiltração ao invés de apenas atirar como um louco.

Mega Man Legends (31 de Agosto de 1998)

Mega Man já era bem famoso antes de 1998, mas foi neste ano que o robô azul ganhou uma versão 3D ao invés das duas dimensões utilizadas antes no NES e Super Nintendo. Lançado para PlayStation 1, o jogo foi o primeiro derivado da franquia, adotando o nome ‘Legends’ e acompanhou uma história um pouco diferente daquela que deu origem a história de Mega Man.

Parasite Eve (9 de Setembro de 1998)

Parasite Eve é a sequência do livro de mesmo nome, escrito por Hideaki Sena, em 1995. Só por isso o jogo já garante um lugar nesta lista, certo? Correto. Mas muito mais do que uma sequência de um livro em formato de game, Parasite Eve conquistou fãs através de sua história bem escrita e sequências cinematográficas.

Spyro The Dragon (9 de Setembro de 1998)

Hoje em dia a Insomniac Games é conhecida por ser a desenvolvedora do novo jogo do Homem Aranha, mas no passado Spyro foi o responsável por manter a chama acesa nos escritórios da empresa. Existiram 2 sequências após Spyro ‘The Dragon’, chamadas: Ripto’s Rage (1999) e Year of the Dragon (2000), a trilogia vendeu, ao todo, 8 milhões de cópias. O sucesso de Spyro foi tão grande que ele deu origem a Skylanders, estilo de ‘brinquedos para ação’ que terminou inspirando ‘Disney Infinity’ e Lego Dimensions.

Pokémon Red e Blue (28 de Setembro de 1998)

Nem é preciso falar muito a respeito de Pokémon, mas em 1998 eram lançadas as duas versões da febre mundial que continua criando novos jogos, pelúcias e afins, 20 anos depois de lançada. Vale lembrar que o jogo ganhou o prêmio de Melhor do Ano, batendo outro favorito da época, Metal Gear Solid.

Fallout 2 (30 de Setembro de 1998)

Continuação de Fallout, Fallout 2 foi um RPG que chamou a atenção por ter, na época (e até hoje para alguns casos), um mundo gigantesco em seu mapa. Acha Skyrim grande? Acho melhor você dar uma olhada no mapa de Fallout 2.

Metal Gear Solid (21 de Outubro de 1998)

Inicio de uma franquia de sucesso, dirigido, co-escrito e produzido por Hideo Kojima, Metal Gear Solid tem uma base de fãs bem grande que ameaça diminuir a cada novo lançamento sem Kojima, mas que permanece bem fiel ao Snake. Na época de seu lançamento, há 20 anos, o game recebeu notas altíssimas da crítica especializada e até hoje é celebrado como cult. Se acha gamer e nunca jogou Metal Gear Solid? Vamos corrigir este erro ASAP!

Half-Life (19 de Novembro de 1998)

Quer saber de uma franquia que até hoje os fãs se perguntam da sequência? Não precisa pensar duas vezes, estamos falando de Half Life. É um jogador das antigas e costumava ir para a Lan House jogar uma partida de Counter Strike? Agradeça a Half Life, já que a cria da Valve foi a responsável por introduzir o conceito de FPS competitivo para o mundo mainstream.

The Legends of Zelda: Ocarina of Time (23 de Novembro de 1998)

Quinto jogo da franquia e primeiro a utilizar gráficos 3D, Ocarina do Tempo é outro clássico obrigatório. Lançado para Nintendo 64, o jogo conseguiu o feito de 500 mil cópias ainda na pré-venda, com 1 milhão na primeira semana e um total de aproximadamente 150 milhões de dólares, um valor que conseguiu bater os últimos filmes lançados no cinema nas seis semanas que antecederam o lançamento do jogo, em 1998.

Star Wars: Rogue Squadron (3 de Dezembro de 1998)

Com ótimos gráficos para a época e o primeiro do Nintendo 64 a usar o dispositivo de expansão de memória do console, Star Wars Rogue Squadron é um dos precursores do avanço gráfico encontrado posteriormente na próxima geração. Apesar de não ter recebido uma versão multiplayer e ter sofrido com críticas por este erro, o jogo foi um sucesso comercial e de críticas, com 1 milhão de unidades vendidas em menos de 1 ano.

E para você, qual grande game está completando 20 anos em 2018?