Apesar de não me considerar um gamer, houveram alguns jogos em minha adolescência que me pegaram de jeito e me fizeram ficar horas na frente dos consoles ou dos PCs. Foi o caso de Age of Empires II, Commandos, Elifoot, Brasfoot, Super Mario, Internacional Superstar Soccer e este Where in the World Is Carmen Sandiego? E é justamente deste último que falarei hoje.

Com um design extremamente simples, mas nem por isso, menos inteligente, Where in the World Is Carmen Sandiego? fará o jogador viajar pelos quatro cantos do mundo, conversar com determinadas pessoas, conhecer os costumes dos países visitados e montar um quebra cabeças que te levará cada vez mais próximo dos mais perigosos ladrões do planeta. Lembrando que a cada missão cumprida, o jogador aumentará sua patente e terá fases cada vez mais complexas.

Where in the World Is Carmen Sandiego?

Criado pelos ex-funcionários da Disney Gene Portwood e Lauren Elliott, produzido pela Brøderbund Software e lançado, inicialmente, para Apple II, em 1985, ganhou outras inúmeras versões para IBM PC XT, Super Nintendo, Mega Drive, Commodore 64 e TurboGrafx-16, só para citar alguns. Além disso, as continuações não pararam e tivemos Where in the U.S.A. is Carmen Sandiego?, Where in Europe Is Carmen Sandiego?, Where in North Dakota Is Carmen Sandiego? e recentemente Carmen Sandiego Returns, lançado direto para iOS.

E a ladra do chapéu e capa vermelha saiu dos consoles e ganhou um desenho animado para chamar de ser. Foi transmitido pela FOX entre os anos de 1995 e 1999 e tentava seguir a ideia do jogo, ou seja, Carmen roubava algum bem precioso no início de cada episódio e dois irmãos, que trabalhavam para a Agência ACME, seguiam as pistas. Conforme os países mudavam, o Chefe contava curiosidades sobre o local.

Há pouco tempo, a Netflix disse estar trabalhando em outra animação da personagem. Agora é esperar para ver!

Where in the World Is Carmen Sandiego?

Tanto o game quanto o desenho animado de Where in the World Is Carmen Sandiego? ficaram marcados na mente de muitas crianças e adolescentes da época.

Mas e você, já jogou ou assistiu o programa? Comente conosco!