A evolução da tecnologia caminha a passos acelerados, daqui há 10 ou 20 anos, no futuro próximo, muitos empregos deixarão de existir e os profissionais de certas áreas terão que se “reinventar”. Então, conheça hoje, as 7 Profissões que talvez serão exercidas por robôs no futuro:

1. Operadores de Caixas:

No Japão é realidade há muito tempo, os operadores de caixa de supermercados aos poucos já estão perdendo seus empregos por máquinas. Hoje em dia, por lá, é só chegar mercado, depois de escolher os produtos, passar as compras no leitor, colocar na sacola e pagar. Não há filas e se por acaso a pessoa “trapacear”, várias câmeras de segurança estão vigiando. (Nota da Editora: Aqui na minha cidade – Santa Cruz do Sul/RS – já existe UM mercado que possui caixas automatizados, é sensacional! hehe)

Operadores de Caixas

2. Taxistas:

Grandes empresas como a Mercedes, a BMW e Tesla de Elon Musk, já realizaram grandes avanços na área oferecendo aos seus veículos mais recentes muitos recursos autônomos. De fato, ainda está um pouco longe de se lançar um carro 100% autônomo, sem a intervenção humana. Já imaginou um serviço da UBER sem motorista pilotando o carro? Talvez, no futuro próximo, não existirá mais a profissão de taxista.

Taxistas

3. Chapeiros:

Flippy é um robô de 60 mil dólares projetado para fazer um trabalho comum de chapeiro. Uma rede de hambúrgueres da Califórnia tem planos para instalar 50 destes “amiguinhos”, substituindo trabalhadores humanos. Aprecie o vídeo, abaixo:

4. Operários de fábricas:

Em fábricas do Japão ou China operários já estão sendo substituídos por máquinas robôs. No futuro, as fábricas provavelmente serão totalmente operadas por máquinas.

Operários de fábricas

5. Pedreiros:

A construção civil esta seguindo no mesmo rumo das fábricas. Um engenheiro russo chamado Nikita Chen-yun-tai desenvolveu uma impressora 3D capaz de que construir casas em 24 horas. Confira a matéria completa, que foi feita recentemente aqui no MuitoGeek, neste link.

Apis Cor 3D: conheça a impressora que constrói casas

6. Carteiros:

Os profissionais deste segmento, infelizmente, “já estão com os dias contados”, pelo menos nos Estados Unidos, pois a Amazon criou um sistema de entregas chamado de Amazon Prime Air, que foi projetado para receber com segurança pacotes para clientes em 30 minutos ou menos, utilizando veículos aéreos não tripulados, também chamados de Drones.

Amazon Prime Air

7. Atendentes de telemarketing:

Atendentes de telemarketing também poderão ser substituídos. Recentemente, o Google apresentou um Assistente Virtual capaz de fazer chamadas para restaurantes, marcar consultas médicas, telefonar para empresas para checar horários, fazer reservas de voos e muito mais em nome do usuário de forma automática.

Acredita na possibilidade de ser substituído por um robô? Comente!