Próxima do seu aniversário de 10 anos, a Apple divulgou alguns números e estatísticas da App Store, como detalhes de aplicativos e assinaturas.

Pelos médicos e pesquisadores médicos o ResearchKit e CareKit foram os mais usados. Os aplicativos estão sendo consultados para testes clínicos em condições que incluem fisioterapia, doença de Parkinson e autismo. O relatório observa que mais de 500 médicos e cientistas usaram as ferramentas e 3 milhões de pessoas participaram de tais testes.

Mais de 28.000 aplicativos iOS oferecem assinaturas e os usuários assinaram 95% mais assinaturas, se compararmos com o ano passado. Entre os mais usados nesta categoria temos a Netflix (nenhuma surpresa) e a chinesa iQIYI, que também não choca por pertencer a um mercado bem grande, a China tem, aproximadamente, 1,379 bilhão de habitantes.

Já o aplicativo mais baixado de todos os tempos é o Facebook, enquanto o aplicativo em que as pessoas mais gastaram é o da Netflix, de acordo com um relatório recente da App Annie. A maioria dos principais aplicativos é de propriedade de grandes rivais da Apple, incluindo o Google e a Microsoft. O iQIYI fica atrás em sétimo lugar com o maior gasto, batido pelo Spotify, Tinder e Tencent Video.

A Apple também revelou que centenas de histórias na guia Hoje da App Store foram lidas por mais de 1 milhão de pessoas. Como seus 500 milhões de visitantes semanais na App Store, o número não é assombroso, mas demonstra que uma pequena porcentagem dos usuários tem tempo para conferir a guia.

O 10º aniversário da App Store é no dia 11 de julho.