Microtransações, nome dado ao ato de comprar, dentro do jogo, itens e melhorias para seus personagens de modo a conseguir avançar apenas com determinada compra, sempre foram um tópico de grandes discussões. Enquanto desenvolvedoras defendem o uso, legislação tenta impor sanções e jogadores se frustram, o mercado continua operando normalmente. Não mais para Terra-Média: Shadow of War.

A Monolith removeu oficialmente todos os vestígios do mercado in-game do jogo. Uma série de melhorias no novo jogo também acompanhou a atualização. E para compensar a remoção de compras no jogo, os Orcs previamente recrutados através de Vendetas Online ou Conquistas classificadas agora estão desbloqueadas.

Há novas maneiras de personalizar o personagem do jogador também. Novas habilidades foram adicionadas e o nível de seguidor foi aumentado para 80. O aumento de nível é mais rápido do que antes, pois completar Missões Nêmesis, derrotar Capitães e fazer Conquistas On-line rende quantidades maiores de XP. Novas skins também estão disponíveis, o que permite que você jogue como Celebrimbor, Dark Eltariel ou Baranor.

A desenvolvedora Monolith também está tratando das reclamações direcionadas à parte das Guerras Sombrias da campanha do jogo.  Essa seção foi renomeada para Epílogo e simplificada com nova narração de Shelob, o Rei dos Bruxos e o Dark Talion. Bater o Epílogo traz novas recompensas: as Máscaras de Nazgull e novas habilidades de combate. Uma vez que o Epílogo tenha sido completado, os jogadores agora têm a opção de voltar ao jogo e continuar defendendo suas fortalezas em vez de iniciar imediatamente uma nova campanha.

Uma lista completa das notas das correções pode ser encontrada nos fóruns de Shadow of Wars. Terra-média: Shadow of War está disponível no Xbox One, PS4 e PC.