Revelado em maio, o Xbox Adaptive Controller, da Microsoft, foi projetado para jogadores com deficiências e possui dois grandes botões programáveis, além de 19 conectores que podem ser conectados em vários acessórios, transformando jogos de Xbox e PC mais acessíveis e inclusivos. Porém, não apenas o controle, mas também a embalagem em que ele será enviado trará facilidades para estes jogadores.

O Xbox Adaptive Controller virá embalado em uma caixa que poderá ser aberta com extrema facilidade.

Segundo Mark Weiser, designer de embalagens da Microsoft:

“Muitos desses portadores de limitadores de mobilidade estão acostumados a abrir pacotes com os dentes”

O invólucro criado pela Microsoft possui anéis, vários pontos de acesso, dobradiças, alavancas e fitas criadas para facilitar ao máximo o desbloqueio desse novo controlador. Mesmo o lado externo da embalagem, que é a caixa principal que irá transportar o controle, tem um laço que pode ser retirado para revelar a caixa interna. A caixa principal inclui uma fita que pode ser puxada para ativar uma aba que fica plana para amortecer o controlador quando o usuário puxa o lacre para removê-lo da caixa. É um mecanismo bem inclusivo e que demonstra o nível de atenção aos detalhes que foram usados ​​para projetar o item.

Não existem limitadores, plásticos difíceis de remover e que necessitam de uma tesoura ou estilete para acessar o conteúdo externo, além de outros obstáculos para obter o controle do Xbox fora da caixa o mais rápido possível. A Microsoft vem testando o projeto desde o ano passado com uma gama de jogadores com deficiências para garantir que a empresa tenha a combinação certa de acessibilidade.

O essencial dentro desta linha de raciocínio, mesmo considerando que o público alvo tenha alguém em casa para fazer a abertura da caixa, foi assumir que o jogador não precisaria de nenhum auxílio para tal, expondo o que a acessibilidade realmente precisa ter.

“Queríamos oferecer uma experiência poderosa de desembalagem”, diz Weiser.

A data de lançamento do Xbox Adaptive Controller é para setembro, com preço estipulado de US$ 99,99 dólares e infelizmente sem previsão de chegada no Brasil.