O Google anunciou que a versão final de sua mais recente atualização do Android está disponível para todos os telefones Pixel a partir de hoje. Também foi anunciado um nome para a atualização, chamado de: Android Pie, ou Android Torta.

Os recursos do título do Android 9 Pie são: um painel “Digital Wellbeing”, um novo sistema de navegação baseado em gestos e outros aprimoramentos realizados por IA para a interface do usuário. Ele também recebeu muitas melhorias sutis na aparência geral do software, incluindo uma nova barra de status projetada para funcionar melhor com entalhes.

No entanto, o lançamento oficial não incluirá todos os recursos que o Google anunciou no Google I/O. Os recursos que estarão faltando estão dentro do Digital Wellbeing, incluindo o painel de controle de uso, os horários dos aplicativos e uma configuração de “relaxamento” para quando você for dormir. Em vez disso, esses recursos serão oferecidos como uma versão beta para os usuários do Pixel imediatamente. O lançamento real virá no outono dos Estados Unidos.

O outro recurso ausente é o “fatias”, que permite que os aplicativos mostrem algumas de suas funcionalidades na pesquisa. Por exemplo, se você digitar “Uber” na pesquisa principal, receberá um botão para chamar uma viagem sem abrir o aplicativo. Google diz que o recurso também será lançado no lançamento geral.

O Android 9 Pie está chegando aos usuários do Pixel e chegará para outros telefones Android mais tarde. Vários fabricantes participaram do programa beta Android P, incluindo Sony, Xiaomi, Nokia, Oppo, Vivo, OnePlus e Essential.

O Google afirma que os dispositivos que estavam no programa beta do Android P receberão a atualização do Android 9 Pie em tempo hábil: Sendo eles: Sony Mobile, Xiaomi, HMD Global, Oppo, Vivo, OnePlus e Essential, bem como todos os dispositivos Android One qualificados, receberão essa atualização até o final do ano.

Fato é que a maioria dos recursos do Android 9 Pie foi bem recebida na versão de testes apresentada anteriormente. O sistema de gerenciamento de bateria é mais avançado, que o Google diz ser alimentado por inteligência artificial. As ações do aplicativo exibem ações comuns do aplicativo como botões no iniciador principal do Android. A seleção de texto melhorou significativamente com uma lupa e seleção inteligente de texto.

O nome também não ofereceu nenhum choque para os usuários, já que seguiu a estratégia já conhecida da empresa. Entretanto é estranho notar que apesar de se chamar Android Pie, em seu site oficial ele é apenas o Android 9, por enquanto: android.com/9.

Se você tiver um smartphone Pixel, as atualizações devem começar hoje.