Micro transações faz parte das discussões mais acaloradas dos últimos anos no mundo dos jogos de videogame, especialmente para os consoles. Contudo, o que quase ninguém fala é sobre a existência deste comércio em jogos para celular. Quem já instalou algum sabe que mais da metade da diversão só é verdadeiramente liberada através do pagamento e que viver sem investir alguns reais faz parte da receita para a frustração. Mas parece que o efeito em Fallout Shelter foi um pouco diferente.

Só que enquanto os jogos para Xbox One, Playstation 4 e PCs recebem duras críticas e encontram fracasso comercial no abuso das micro transações, os joguinhos para celular parecem fazer cada vez mais sucesso, independente do valor a ser investido. Claro, no final do dia você está fazendo a aquisição de um aplicativo gratuito que precisa retirar seu sustento de algum lugar, mas existem casos extremos.

E por falar em caso digno de atenção, Fallout Shelter, jogo para dispositivos móveis (e introduzido para consoles recentemente) desenvolvido pela Bethesda e lançado em 2015 faturou mais de 95 milhões de dólares com suas micro transações online.

Segundo relatório apresentado pela SensorTower também foi revelado que US$ 212.000 de receita foi obtida com micro transações, em dados informados em 15 de junho de 2018, superando o recorde anterior (cerca de US$237.000 em 14 de setembro de 2015). Os usuários do Google Play significam 51% desta receita, enquanto o iOS representa 49%. E em termos de localização geográfica 59% deste montante veio dos Estados Unidos, mostrando que no mercado que as desenvolvedoras realmente valorizam, o dinheiro continua descendo como uma bomba nuclear em um futuro que não parece nada desolado.

Fallout Shelter, jogo da famosa franquia da Bethesda para dispositivos móveis, te coloca no controle de um abrigo contra radiação nuclear, em que você precisa fazer o possível para manter a satisfação dos moradores, enquanto trabalha para conseguir recursos como água, comida e energia elétrica.  Inicialmente desenvolvido para iOS e Android, o jogo conseguiu uma versão para Xbox One (2017), PlayStation 4 (2018) e PC (2015).