A QuakeCon, evento da desenvolvedora de jogos Bethesda, estreou sua edição de 2018, exibindo o primeiro vídeo de gameplay do Doom Eternal, a continuação do reboot de 2016. Anunciado originalmente durante a coletiva de imprensa da E3 2018, o jogo recebeu um trailer cinematográfico exibido novamente durante a palestra do QuakeCon, antes que o diretor de jogo Marty Stratton e o diretor de criação Hugo Martin aparecessem no palco para discutir a continuação.

Doom Eternal será sobre matar monstros com armas poderosas e, para a continuação, o Doom Slayer será o “herói mais forte e mais fodão” que a Id Software já criou. O Slayer terá uma transformação portará uma nova arma chamada Balista capaz de lançar demônios com um raio explosivo.

Teremos várias novas armas no Eternal e novos inimigos para os jogadores enfrentarem. Antigos favoritos foram atualizados e alguns foram reinventados, como os aracnídeos. Eles também mostraram um novo personagem chamado Marauder que se parece muito com o Doom Slayer – e há uma história por trás disso, segundo os desenvolvedores. Um novo sistema chamado “Destructible Demons” também foi brevemente mencionado.

O loop do jogo anterior de causar dano e, em seguida, terminar os inimigos com um ataque corpo-a-corpo está de volta e algumas novas animações foram introduzidas para fazer uso da lâmina montada no braço. A ação é rápida e visceral, com ênfase maior em se locomover sem problemas mesmo o utilizar a garra.

Também há um novo mecanismo onde o Doom Slayer é capaz de escalar paredes. Sua mobilidade é reforçada por um traço de curto alcance que é útil para diminuir a distância em inimigos e aumentar o ímpeto.

O Slayer é mostrado recebendo o power-up Blood Punch, que foi então usado para acertar os inimigos com golpes esmagadores de corpo a corpo.

No final da segunda seção do jogo foi confirmado que você poderá invadir demônios e assumir o controle deles. Essa habilidade vai além de permitir que os jogadores se unam a demônios para formar grupos de caça. Doom Eternal permitirá que os jogadores se juntem a amigos, mas você também pode escolher jogar sozinho.

O ambiente mostrado durante a demonstração foi chamado de Inferno na Terra e é apenas um dos “muitos” lugares que o jogo levará aos jogadores. A Id Software prometeu que levará os jogadores a lugares que nunca viram em um jogo de Doom.  Uma das novas áreas mostradas é a Phobos, uma estação espacial que está sendo atacada por demônios.

Outro detalhe confirmado sobre o Doom Eternal é que ele será executado a 60 quadros por segundo. Doom Eternal, exibido durante a QuakeCon, ainda não tem data de lançamento, mas espera-se que o jogo chegue as prateleiras em 2019.