Quem não gosta de um aplicativo grátis, não é mesmo? Parece que o Spotify vai terminar abraçando seus usuários não pagantes e, depois de muito tempo, terminar permitindo que eles pulem as propagandas de áudio e vídeo quantas vezes quiserem.

É o que está acontecendo na Austrália, em que o aplicativo de músicas está testando um recurso que permite que seus usuários da coluna ‘free’, ou seja, que não pagam nada para escutar as músicas, dispensem anúncios entre as faixas. Segundo entrevista concedida a AdAge, a proposta é que os usuários só conseguirão pular anúncios com os quais não se importam, fornecendo melhores informações ao Spotify sobre o que realmente é de agrado. Ouviu uma propaganda até o final? Este ramo será melhor explorado pelo aplicativo da próxima vez que você foi ouvir um novo.

Segundo o Spotify, o recurso está apenas em testes, mas a proposta é lançá-lo globalmente no futuro. A pergunta que fica no ar é a seguinte: um usuário que paga apenas para não precisar ouvir anúncios e não se importa muito com o download para ouvir as músicas offline ficará tentado a cancelar seu plano assim que a funcionalidade estiver disponível? Eu sei que estou.

E você, o que faria neste caso, continuaria usando o Spotify pago, sem propagandas, ou terminaria optando pela versão gratuita e pularia os anúncios sem dó?